3ª Geração #623 – O 10º Energiplast


Em um momento em que os problemas socioambientais estão em evidência, o 10º Energiplast propôs uma reflexão acerca da cadeia produtiva do plástico. Cooperação e sustentabilidade foram as palavras que predominaram na programação do evento, realizado pelo  Comitê Sinplast de Reciclagem, nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, na FIERGS, e que teve como temática #Plástico: vida & energia trazendo a economia circular como a principal solução para uma efetiva reciclagem dos produtos plásticos.

Durante um dia inteiro de palestras e painéis, passaram pelo palco diversas autoridades no assunto tanto do setor público quanto privado, trazendo à tona iniciativas e projetos que fomentam e tornam mais próximo da realidade a economia circular do plástico. “O plástico  é mau tratado por muitos dos que o utilizam, descartando-o de forma inadequada. Acúmulos absurdos detectados em terra e mar não são culpa do plástico, mas de pessoas que não recolhem os produtos já utilizados. Este evento visa exatamente oferecer ideias para a  reciclagem proveitosa de produtos plásticos descartados após seu uso”, defendeu o presidente do Sinplast-RS, Gerson Haas.

Transmitir uma imagem positiva do plástico e de seus benefícios para a sociedade é um dos principais desafios que a indústria tem em mãos na visão do presidente da Abiplast, José Ricardo Roriz Coelho. Segundo ele, além das inúmeras utilidades da matéria-prima para  a maior parte dos setores econômicos, o plástico é também um produto que melhor se encaixa na indústria 4.0. “Os produtos do futuro são feitos em plástico: drones, aeroespaciais, aviões, eletroeletrônicos, dentro desse novo mundo em que vão se incorporar essas  novas tecnologias e em que estamos colocando internet nas coisas, o plástico é o tipo de produto que melhor atende a essas necessidades”, comentou.

O coordenador geral do evento Luiz Henrique Hartmann agradeceu a presença do público e dos palestrantes e brindou a evolução do evento, que comemorou em 2019 a sua décima edição. “Esperamos que tenham saído daqui com alguma informação a mais do que  chegaram. E já reservam na agenda: setembro de 2020 acontecerá a 11ª edição do Energiplast”, finalizou.

Presença da Abiplast

O Energiplast contou com a presença do presidente da Abiplast José Ricardo Roriz Coelho, que apresentou um panorama do setor no Brasil, os movimentos globais em relação ao material e a nova economia que prevê o compromisso com a economia circular. “Estamos  aqui para tratar do que é nosso. Estamos em estado de alerta para destinar esse produto à economia circular”, ressaltou.

Sob a ótica do MP

“O desafio para se implantar o modelo de economia circular no Brasil é enorme. Falta uma visão sistêmica para que esse conceito possa sair do papel”. Segundo a Promotora de Justiça do Ministério Público Estadual do RS, Annelise Steigleder, a economia circular  trabalha sob a ótica de uma evolução do pensamento. E a perspectiva jurídica como fica?

Boas ideias fora do papel

Um dos momentos mais esperados do 10º Energiplast foi o painel “Reciclagem na Prática”, que reuniu três iniciativas de sucesso na área, entre elas uma internacional, que fizeram o público entender na prática os tipos de soluções disponíveis para o desenvolvimento da economia circular. Clique aqui e confira os cases apresentados.

Trabalho em Rede

“Nosso propósito é encontrar alternativas para fomentar e engajar a indústria do plástico”, disse o presidente da America Tampas Gustavo Alvarez ao encerrar o Energiplast apresentando o trabalho da Rede de Cooperação para o Plástico, uma iniciativa inovadora que 
busca unir esforços da indústria para de fato implantar a economia circular do plástico. Saiba mais aqui.

  • O Energiplast 2019 teve o patrocínio da Braskem e Sindiatacadistas-RS e o apoio da FIERGS e da Abiplast.
  • Os certificados de participação serão enviados via e-mail aos participantes em até 15 dias.
  • O conteúdo das palestras assim como a galeria completa de fotos do evento serão disponibilizados em breve no blog energiplast.wordpress.com

Fonte: Sinplast-RS

Leia agora:
De olho em rápido crescimento de mercado na Ásia, Milliken anuncia nova fábrica em Cingapura
Evonik anuncia novo presidente para a região América Central e do Sul
Startup brasileira é premiada em desafio global com proposta de inovação social para reciclagem
Solvay aumenta produção de compósitos termoplásticos para atender à forte demanda no setor aeroespacial
INP e Apex-Brasil renovam atuação do Think Plastic Brazil até 2021

Veja também:
Sinmetal participa da Mercopar 2019
Adirplast cria selo Distribuição Sustentável
Nanox é selecionada para programa de aceleração no Vale do Silício