terça-feira, 30 de junho de 2020

Werner Dornscheidt se aposenta e deixa a Messe Dusseldorf


Werner M. Dornscheidt deixou sua marca na Messe Düsseldorf: sua estratégia corporativa, suas perspectivas internacionais, suas instalações de ponta, sua transformação digital e sua estabilidade financeira. Depois de quase 17 anos como Presidente e CEO - e servindo a empresa por cerca de 37 anos - Werner M. Dornscheidt agora renuncia ao seu cargo em 30 de junho de 2020. “Feiras de comércio são a minha vida”, diz o CEO cessante. “O que construímos junto à minha equipe ao longo de todos esses anos beneficia a empresa hoje. Embora as condições sejam difíceis no momento, é reconfortante saber que a empresa 'my' está em boas mãos. A equipe já está ocupada trabalhando em um reinício e desenvolvendo outros add-ons digitais para que a Messe Düsseldorf também continue sendo a empresa de sucesso e reputação no futuro que é hoje. Eu fiz minha contribuição.

”Gerenciamento rentável, sem subsídios e estabilidade financeira são duas marcas registradas da era Dornscheidt. O Grupo Messe Düsseldorf encerrou o último ano fiscal completo sob sua liderança, com um aumento de vendas de 28,7%, para 378,5 milhões de euros (ano anterior: 294 milhões de euros). Os ganhos do grupo após impostos mais que dobraram em 2019, para 56,6 milhões de euros (ano anterior: 24,3 milhões de euros). Em 2004, Dornscheidt assumiu o cargo de CEO da empresa quando o Grupo Messe Düsseldorf registrou um ROI de 6,4% e um índice de capital principal de 34,4%. Recentemente, seu ROI subiu para 14,8% e seu core equity ratio para 66%.

Todos esses são os melhores pré-requisitos para amortecer os efeitos da pandemia de Corona. Wolfram N. Diener atua na Messe Düsseldorf como Diretor Operacional de Negócios desde 2018 e assumirá o cargo de CEO a partir de 1 de julho de 2020. “Estou muito satisfeito com a confiança depositada em mim. Podemos aproveitar perfeitamente as realizações de Werner Dornscheidt e enfrentar conjuntamente os desafios futuros ”, diz Diener, que continua:“ Aqui em Düsseldorf, temos um perfil de marca inimitável que pode ser ainda mais bem-sucedido com os drivers de internacionalização e digitalização. ; e o que é tão importante: uma equipe poderosa.

Internacionalidade como uma situação em que todos saem ganhando

Werner Dornscheidt conduziu decisivamente esses dois temas. Enquanto em 2004 a Messe Düsseldorf tinha 65  representantes estrangeiros em 104 países, hoje 77 representações estrangeiras cuidam de 141 países. A participação  de expositores estrangeiros em Düsseldorf aumentou de 58% para o valor recente de 73,4% e a participação de  visitantes estrangeiros de 34% para 37,1%. "Todos esses convidados internacionais beneficiam a cidade", diz  Dornscheidt. De acordo com um estudo do Instituto ifo, com sede em Munique, os negócios de feiras e congressos  de Düsseldorf geram vendas anuais no valor de 2,98 bilhões de euros na Alemanha (em Düsseldorf: 1,66 bilhão de  euros), garantindo 27.692 empregos (16.664 em Düsseldorf) e produzindo 567 milhões de euros em receitas fiscais  adicionais (36,3 milhões de euros). Vários setores da indústria dependem dos eventos - como artesãos qualificados,  empresas de construção de stands de exposição, restauração, hospitalidade, varejo e transporte público local.  Dornscheidt, portanto, enfatiza: “É ainda mais importante que as operações de feiras sejam retomadas rapidamente  rapidamente. Atualmente, minha equipe está trabalhando em conceitos para o reinício e sei que conseguirá fazê-lo. ”

Carteiras globais como motores de crescimento

A reorientação estratégica da empresa liderada por Werner Dornscheidt contribuiu decisivamente para o crescimento  internacional. As quatro feiras número 1 de Düsseldorf, com o maior número de eventos organizados no exterior,  foram agrupadas nos seguintes "Portfólios Globais": "Processamento e Embalagem", compreendendo a interpack da  feira de embalagens, "Plástico e Borracha", que abrange a feira de plástico "K" , “Health & Medical Technologies”,  incluindo a feira de tecnologia médica MEDICA e “Metals & Flow Technologies”, com as feiras de cabos, fios e tubos  wire and Tube - servindo como impulsionadores da expansão global desde então.

No local, Werner Dornscheidt se concentrou, entre outras coisas, no desenvolvimento do Centro de Exposições de  Düsseldorf - em termos de instalações técnicas, funcionalidade, conveniência e arquitetura. Isso foi feito "com o  objetivo de permanecer competitivo e atraente para os clientes", explica Dornscheidt. Após o comissionamento do  Hall 1, com mais de 12.000 metros quadrados, no outono de 2019, este ano será concluída a nova entrada sul, com  seu teto cantilever de 20 m de altura medindo 7.800 metros quadrados. “A tempo de reiniciar as operações da feira  de negócios no outono, a Messe Düsseldorf terá um novo destaque arquitetônico à vista”, delicia Dornscheidt. Até o  fechamento de março, o Hall 1 adjacente havia sido totalmente reservado desde o início.

Inovador para o Digital Messe Düsseldorf

Ao mesmo tempo, Werner Dornscheidt também impulsionou o desenvolvimento de possibilidades de apresentação  digital. "Em nossos portais on-line, nossas feiras de negócios estão em operação há 365 dias por ano", destaca  Dornscheidt. Aqui, a Messe Düsseldorf possibilita que seus expositores mostrem a si mesmos e seus produtos em um  formato multimídia e façam contato com outros representantes do setor. A Messe Düsseldorf está constantemente  trabalhando para tornar o conteúdo de seus clientes mais atraente e fácil de usar. A digitalização do próprio formato  da feira acompanhou a transformação digital da empresa como um todo. "Isso compensa durante e após o Covid-19",  acrescenta Dornscheidt.

Projetos do coração: “Deutsches Haus” e SAVE FOOD

Além dos negócios da feira, existem dois projetos, em particular, com os quais Werner Dornscheidt fez uma declaração:  a Casa Alemã durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, bem como a iniciativa SAVE FOOD. Há 20 anos,  Dornscheidt foi pessoalmente recrutado para organizar a Casa Alemã durante as Olimpíadas de 2000 em Sydney pelo  então Comitê Olímpico Nacional. Sob sua orientação, a Casa Alemã foi constantemente desenvolvida, encomendada  pela Deutsche Sport Marketing (DSM) e agora faz parte integrante da família olímpica e paralímpica alemã.

Na ocasião da interpack 2011, ele fundou a Iniciativa SAVE FOOD em cooperação com a Organização das Nações  Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), à qual também se juntou o Programa das Nações Unidas para o Meio  Ambiente (PNUMA) logo depois. O objetivo: combater as perdas de alimentos nos países desenvolvidos e menos  desenvolvidos, usando meios econômicos. Agora, mais de 1.000 empresas, institutos de pesquisa e ONGs apóiam  a iniciativa. Comentando sobre isso, Dornscheidt diz: "Quando você está no ramo de feiras há tanto tempo e conhece  o mundo inteiro, não pode fechar os olhos para os problemas sociais, mas precisa assumir a responsabilidade. Falar  sobre isso não é bom, você tem que fazer alguma coisa!”

Perfeitamente posicionado para o futuro

No futuro, o destino da empresa cairá nas mãos de Wolfram N. Diener e sua equipe. Erhard Wienkamp (Diretor  Gerente de Gerenciamento Justo) e Bernhard J. Stempfle (Diretor Financeiro, Operações Técnicas, Estratégia e  Comunicação Digital) completarão o Conselho de Administração. Werner M. Dornscheidt está convencido das novas  nomeações para o Conselho de Administração: “Os mercados estão mudando, o mundo está ficando mais internacional,  digital e complexo. A pandemia de Covid-19 traz desafios sem precedentes. Olhando para trás em meus muitos anos de experiência em feiras, Wolfram Diener, Bernhard Stempfle e Erhard Wienkamp são o trio ideal para conduzir  Messe Düsseldorf na crise de Corona e colocá-la na pole position para o futuro. ”

O Grupo Messe Düsseldorf

Com receita de 378,5 milhões de euros em 2019, o Grupo Messe Düsseldorf manteve sua posição como uma das  empresas de feiras de maior sucesso da Alemanha. 29.222 expositores apresentaram seus produtos para 1,4 milhão  de visitantes profissionais em eventos em Düsseldorf em 2019. Comparado com eventos anteriores, houve um  aumento no número de expositores e visitantes. O Centro de Exposições de Düsseldorf abriga cerca de 50 feiras em  cinco setores de especialização: máquinas, instalações e equipamentos; o comércio varejista, negócios e serviços;  medicina e saúde; estilo de vida e beleza e lazer. As feiras incluem 22 eventos proprietários nº 1, bem como,  atualmente, 15 eventos robustos para parceiros e convidados. Além disso, sua subsidiária Düsseldorf Congress  realizou mais de 1.000 convenções, eventos corporativos, conferências e reuniões em 2019, atraindo cerca de 374.000  delegados ao todo. Além disso, o Grupo Messe Düsseldorf organiza 75 eventos proprietários, eventos conjuntos e  eventos contratados em outros países e é uma das principais plataformas de exportação do mundo. Eventos proprietários  em Düsseldorf atraíram cerca de 73% de expositores internacionais e 37% de visitantes internacionais em 2019. O  grupo administra uma rede global de 77 representantes estrangeiros em 141 países, incluindo 7 subsidiárias  internacionais.

Retorne à lista de matérias do Plástico Sul News # 141