quarta-feira, 11 de março de 2020

Mitsubishi Electric desafia alunos de 140 instituições de ensino a desenvolver soluções inovadoras de automação industrial

Intitulada MECA Brasil, competição inédita no país quer incentivar estudantes de ensino técnico e superior a conhecerem de perto a realidade da Indústria


A inovação é um aspecto frequentemente mencionado como essencial para a sobrevivência de grande parte das profissões e empresas. Desenvolver novas soluções faz parte da rotina de companhias de quase todos os setores e, no ambiente industrial, isso não é diferente. Com foco em contribuir para a formação de estudantes nesse segmento, a Mitsubishi Electric, uma das principais companhias de automação do mundo, traz para o Brasil um desafio inédito para alunos de 148 instituições de ensino.

Intitulada MECA (Mission, Execution, Communication & Achievement), a competição é direcionada a estudantes do ensino superior e técnico das áreas de Engenharia, Automação Industrial e correlatas. Realizada previamente em várias edições em outros países, como China, Índia e Tailândia, a edição brasileira, com o tema “Soluções Inovadoras para Automação Industrial no Brasil” tem como principal desafio desenvolver projetos com aplicações criativas e inovadoras utilizando os produtos da companhia.

“O nosso objetivo é fazer com que os estudantes elaborem soluções que possam ser utilizadas em situações reais, a fim de prepará-los para o mercado de trabalho. Para esse desafio, eles poderão contar com o fornecimento de produtos de altíssima qualidade da Mitsubishi Electric, além do apoio de nossos profissionais durante todo o processo. Queremos proporcionar uma experiência única aos estudantes e gerar soluções que tenham impacto social, produtivo e ambiental no mercado”, afirma Fabiano Lourenço, vice-presidente da companhia no Brasil.

Passo-a-passo

Nesta primeira edição, apenas instituições convidadas poderão participar da competição, que será realizada em duas fases: a primeira on-line e, a segunda, presencial.

Na primeira fase, cada instituição de ensino convidada deverá selecionar internamente um único projeto que será submetido através do site da competição entre os dias 03 de março a 09 de abril de 2020. Os projetos serão avaliados pelo comitê organizador, que irá anunciar os que seguirão para a próxima fase, de construção dos protótipos, no dia 22 de abril.

A partir desse anúncio, as equipes terão cerca de cinco meses para tirarem os projetos do papel, apresentando os protótipos em evento final que será realizado nos dias 22 e 23 de setembro, em São Paulo, onde os projetos serão avaliados pelo comitê organizador, seguido da cerimônia de premiação que entregará um robô industrial para as instituições de ensino dos melhores projetos, sendo o melhor entre os de ensino técnico e o melhor entre os de ensino superior. Além disso, os estudantes das equipes vencedoras ganharão um notebook cada e a oportunidade de um estágio de férias no escritório local da companhia, em Barueri/SP.

“Nosso intuito é o de que seja um ambiente de muito aprendizado e que os estudantes se sintam satisfeitos com essa imersão no universo da automação industrial. Também queremos que conheçam mais sobre a nossa companhia e a qualidade dos produtos que ofereceremos. Esperamos que seja um sucesso!”, finaliza Lourenço.

Para mais informações e regulamento completo da competição, acesse: mitsubishielectric.com.br/meca2020.

Sobre a Mitsubishi Electric Corporation

Com quase 100 anos de existência, a Mitsubishi Electric Corporation é reconhecida como líder mundial na fabricação, comercialização e vendas de equipamentos elétricos e eletrônicos utilizados em Sistemas elétricos e de energia, Automação industrial, Sistemas de informação e comunicação, Dispositivos eletrônicos, Sistemas de transporte e Aparelhos domésticos. Com o princípio corporativo de contribuir com a criação de uma sociedade próspera, a companhia está presente em mais de 40 países ao redor do mundo, totalizando mais de 140 mil colaboradores. A empresa registrou vendas consolidadas do grupo de 4.431,1 bilhões de ienes (US$ 41,8 bilhões *) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2018. Para obter mais informações, visite: www.MitsubishiElectric.com

* Com uma taxa de câmbio de 106 ienes para o dólar americano, a taxa dada pelo Mercado de Câmbio de Tóquio em 31 de março de 2018

Sobre a Mitsubishi Electric do Brasil

No país desde 1975, a Mitsubishi Electric do Brasil reflete os valores globais da companhia, atuando nas áreas de: Automação Industrial e CNC, Sistemas de Ar Condicionado, Automação de Processos, Equipamentos Automotivos, Sistemas de Visualização e Sistemas de Transporte.

Retorne à lista de matérias do Plástico Sul News # 135