quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Condução segura, limpa e rápida: Novos roletes da igus


Na indústria alimentar e de embalagem, os fabricantes de máquinas estão cada vez mais recorrendo a soluções plásticas limpas e higiênicas. A igus desenvolveu soluções completas para rolos-guia de filme e rótulos consistindo de vários materiais de tubo e rolamentos de esferas em polímero com flange. Os sistemas que são muito leves, agora estão disponíveis com um lado completamente fechado. Além disso, a instalação de novos rolos é muito mais fácil que antes.

Sob a marca de nome xiros, a igus oferece rolamentos de esferas em polímero livres de manutenção e, sobretudo, isentos de lubrificação. Especialmente na indústria alimentar e de embalagem, a sua vantagem decisiva é que não há risco de contaminação devido ao vazamento de lubrificantes. Uma novidade na gama de produtos xiros é uma solução pronta consistindo de um tubo de alumínio, PVC ou carbono e dois rolamentos de esferas com flange feitos do material xirodur com esferas de aço inoxidável.

Especialmente a versão em PVC, que consiste inteiramente de materiais aprovados pela indústria alimentar. Os roletes extremamente leves estão disponíveis em vários diâmetros e comprimentos com precisão de milímetro. Se for necessário um rolo mais ergonômico, a igus agora é capaz de apoiar ofabricante da máquina com novos roletes com um lado completamente fechado. A solução pronta para instalar com rolamentos de esferas em polímero e comprimentos individuais de tubos e eixos é fácil de configurar.

A montagem e desmontagem é simples e não requer nenhuma ferramenta, diz Marcus Semsroth, chefe da divisão de rolamentos de esferas em polímero na igus. Comparado aos tubos de aço inoxidável comumente usados, o tubo de alumínio pesa significativamente menos, tendo um efeito positivo sobre a inércia do rolo.

Calcule a vida útil facilmente online - Os rolamentos de esferas xiros de funcionamento a seco também oferecem menos atrito que rolamentos de esferas de metal lubrificados. Isto é porque as esferas não precisam superar a resistência do lubrificante, portanto, elas funcionam muito mais suavemente. Muito conveniente para o fabricante da máquina: Com ajuda da calculadora de vida útil xiros, a vida útil estimada do rolamento de esferas em polímero pode ser determinada online com apenas alguns passos. Também pode-se obter mais informações diretamente com a igus.