quinta-feira, 5 de julho de 2018

Adidas Telstar 18 usa materiais avançados de PU da Covestro


Todos os olhos estão constantemente atentos à bola da Copa do Mundo FIFA 2018 da Rússia que acontece desde 14 de junho. A "Telstar 18” orgulhosamente continua a série de Bolas Oficiais da Copa do Mundo que a Adidas tem produzido desde 1970, quando a “Telstar” original, com os seus 32 painéis preto e branco icônicos mudaram o design do futebol para sempre.

“A Telstar 18 emprega os últimos desenvolvimentos em têxteis revestidos de poliuretano, o que leva ao seu ótimo manuseio, boas características de lance e excelente resistência a água” diz Thomas Michelis, Chefe de Revestimentos Têxteis EMLA da Covestro, a empresa que desenvolveu e forneceu materiais avançados para as bolas de futebol Adidas por mais de 30 anos.

“Sua parte exterior com camadas de Impranil® e adesivos Dispercoll® tornam a "Telstar 18” um equipamento esportivo de alta tecnologia, e anos luz a frente das bolas de couros costuradas que eu costumava brincar quando eu era criança”, prossegue Michaelis.  “Materiais sintéticos modernos garantem que os jogadores tenham uma previsão do desempenho da bola sob todas as condições de tempo, algo que qualquer um que tenha experienciado bolas molhadas irá apreciar”.

A camada mais profunda da superfície da bola é um revestimento de adesão que conecta o substrato têxtil às camadas de cima. Acima desta está uma camada de espuma de poliuretano, de aproximadamente um milímetro de espessura, feita de milhões de microesferas preenchidas de gás. Essa espuma é altamente elástica, de forma que a bola, após ser deformada pelo chute, retorna imediatamente a sua forma esférica, para garantir um percurso de lance ideal.

A camada exterior compreende duas camadas compactas de poliuretano com diferentes espessuras. Essas camadas são responsáveis pela excelente resistência a influências externas e abrasão, e pela alta elasticidade da bola.

Sobre a Covestro

Com 14,1 bilhões de euros em vendas em 2017, a Covestro é um dos maiores produtores mundiais de polímeros. Suas atividades comerciais concentram-se na produção de materiais de polímeros de alta tecnologia e no desenvolvimento de soluções inovadoras para produtos usados em muitas áreas da vida cotidiana. Os principais segmentos atendidos são o automotivo, de construção, processamento de madeira e móveis e as indústrias elétrica e eletrônica. Outros setores incluem esportes e lazer, cosméticos, saúde e a própria indústria química. A Covestro tem cerca de 30 unidades produtivas no mundo todo e, no final de 2017, empregava aproximadamente 16,2 mil pessoas (em equivalência à jornada integral). Mais informações disponíveis em www.covestro.com.