sexta-feira, 22 de junho de 2018

Telstar 18, a Bola da Copa, tem borracha da Arlanxeo do RS


Para cada edição da Copa do Mundo a FIFA lança uma bola especial, com um nome diferente da anterior, com tecnologia da Adidas. Para a Copa da Rússia, a bola Telstar 18 tem um ingrediente que valoriza o Rio Grande do Sul: a Telstar 18 contém borracha fabricada pela Arlanxeo no Pólo de Triunfo. A Arlanxeo é uma joint venture entre a alemã Lanxess e a Saudi Aramco, da Arábia Saudita. A unidade no RS é resultado da compra da Petroflex.

A borracha EPDM Keltan Eco produzida no polo gaúcho é a primeira do mundo da fabricada com eteno extraído da cana-de-açúcar. Ela é colocada na camada de espuma logo abaixo da superfície, para garantir características ideais de quique. Este pode ser o motivo que agradou os jogadores, por ser mais “obediente” do que a Brazuca, a bola oficial da Copa no Brasil.

Ah!, sem esquecer que a bola tem inovações... contém um chip de transmissão de dados em proximidade (NFC), que permite aos consumidores interagir com a bola mediante um smartphone", destacou a entidade. E no aspecto prático do jogo, permite a transmissão de dados ao cronômetro do árbitro em situações especiais.