terça-feira, 29 de maio de 2018

Robôs da Sepro demostram avanços na Chinaplas 2018


A Sepro Group, uma das maiores fabricantes mundiais de robôs para máquinas de moldagem por injeção (IMMs), juntamente com sua empresa afiliada Sepro China, apresentou três robôs na feira de plásticos e borracha. A Chinaplas 2018 foi realizada de 24 a 27 de abril no National Exhibition and Convention Center em Shangai. A empresa expôs no seu estande o modelo S55, e mais quatro robôs da Sepro foram apresentados em equipamentos/injetoras de outros expositores.

“Há anos que dizemos que se espera que os robôs façam muito mais do que simplesmente substituir um operador de máquina para a remoção de peças”, ressalta Jean-Michel Renaudeau (foto acima), CEO do Sepro Group. “Na Chinaplas, demonstramos o potencial do “Solutions by Sepro”, um programa que fornece aos moldadores de injeção o equipamento, a experiência em engenharia e serviços adicionais necessários para trazer novos níveis de eficiência e qualidade aos processos”. Além disso, movendo a manufatura secundária para fora da planta de clientes, reduzindo seus custos e aumentando a eficiência, e para a fábrica de moldadores, os moldes podem agregar valor e aumentar a lucratividade.

A solução da Sepro engloba:

  • A gama completa de robôs de 3 eixos, 5 eixos e 6 eixos.
  • A ergonômica e poderosa plataforma de controle visual da Sepro, que permite o gerenciamento avançado de automação.
  • Mais de 25 anos de experiência e know-how que oferecem uma ampla gama de soluções de automação comprovadas e competitivas para colocação de insertos, sobremoldagem, montagem de pós-moldagem, paletização simples ou complexa e muito mais.
  • A capacidade de empregar robôs novos ou existentes da Sepro, integrá-los em uma célula de fabricação construída em torno de qualquer máquina de moldagem, independentemente da marca.
  • Garantir o comissionamento bem-sucedido do robô e seus periféricos e uma equipe atenta ao atendimento ao cliente, pronta para ajudar os clientes sempre que forem necessários.

Tecnologia Sepro em exposição

O visor da Sepro oferece três demonstrações de robô, todas apresentando recursos de automação que vão muito além da simples remoção de peças:

  • O primeiro simula uma estação de controle de qualidade de moldagem por injeção, onde um robô Success 11 de 3 eixos da Sepro recupera peças, as apresenta a uma câmera para inspeção visual, move-as para uma balança para pesagem e se comunica com o sistema de inspeção para determinar se a peça atende às especificações antes de liberá-las em um transportador.
  • O segundo apresenta um avançado Sepro 5X-25, que combina o design cartesiano de 3 eixos da Sepro com a destreza de um pulso de 2 eixos da Stäubli. As ferramentas de fim de braço do robô (EOAT) escolhem quatro inserções, uma de cada vez, de um alimentador de tigela. Em seguida, ele se move para um molde simulado e posiciona as inserções no molde em um ângulo de 45 ° antes de liberá-las.
  • A terceira demonstração destaca a versatilidade de troca de ferramenta dos grandes robôs fortes de 3 eixos da Sepro em aplicações relacionadas a automóveis. O braço de um Strong 50 conecta-se automaticamente ao EOAT que transporta um pára-choque de automóvel e o move para uma nova estação. Em seguida, o robô libera esse EOAT e usa seu sistema de alteração automática para carregar outro conjunto de EOAT, desta vez carregando um painel, para um novo local.

Quatro Robôs Sepro Mostrados por Fornecedores IMM

Robôs Sepro também foram demonstrados nos estandes de quatro fabricantes de máquinas de moldagem por injeção:

  • A Sumitomo Demag (estande 4.1 J61) demonstrará um robô Success 11, um robô servo-controlado de 3 eixos, projetado para IMMs de 80-180 toneladas.
  • A Milacron (estande 4.1J23) também está implantando o robô Sepro Success 11 com sua maquinária de moldagem por injeção de precisão. O robô Success 11 é excelente em aplicações de pick-and-place e stacking.
  • O FCS Group (estande 3B61) está apresentando seu novo FB-280R, um IMM com vários componentes, trabalhando com um robô Sepro Success 11 para automatizar a produção de um filtro dobrável de várias peças e várias cores.
  • A Tederic (cabines 4.1E75, 5.1E81) equipou um de seus avançados IMMs com o robô Success 22 de 3 eixos da Sepro, que atende IMMs de até 400 toneladas.

Sobre a Sepro

A Sepro foi uma das primeiras empresas no mundo a desenvolver robôs de vigas cartesianas para máquinas de moldagem por injeção, introduzindo seu primeiro “manipulador” controlado por CNC, em 1981. Hoje, tendo equipado mais de 33.000 máquinas de moldagem por injeção, o Grupo Sepro é um dos os maiores vendedores de robôs do mundo. Seus servo robôs de 3, 5 e 6 eixos, especiais unidades de propósito e sistemas completos de automação, são todos suportados pela plataforma de controle visual desenvolvida pela Sepro especialmente para moldadores de injeção. Esse controlador exclusivo é um componente-chave no que a empresa chama de “integração aberta”, uma abordagem colaborativa à conectividade e interoperabilidade de equipamentos entre o robô e o IMM, que pode ser adaptada exatamente às necessidades específicas de processadores e OEMs de moldagem por injeção. Para a Sepro e seus clientes e parceiros, “The Future is Wide Open 4 .0”