quinta-feira, 24 de maio de 2018

Porto Alegre recebe atrações do 2º PlastCoLab


Um cubo mágico de 9 metros de altura promete prender a atenção de quem passar pelo estacionamento externo do Shopping Iguatemi. Nele funcionará o PlastCoLab, um makerspace pop up que oferecerá gratuitamente experiências ligadas à inovação, criatividade, conhecimento, associadas à versatilidade do plástico e seu potencial de transformação. A 2ª edição da ação, que acontece entre 31 de maio e 10 de junho, é realizada pelo Movimento Plástico Transforma, pertencente ao Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), uma iniciativa setorial, e funcionará de segunda a sexta, das 12h às 18h, e sábados, domingos e no feriado, das 13h às 21h.
O PlastCoLab terá como mote principal o movimento maker, uma extensão da cultura do “faça você mesmo”, que tem como base a ideia de que qualquer pessoa pode construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. Além disso, tem como objetivo apresentar como o plástico aliado à criatividade, inovação e responsabilidade pode transformar o nosso dia a dia e o nosso futuro.

No espaço será possível ver e interagir com o que há de mais moderno no ambiente maker como, por exemplo, o Robô BEO, um robô que dança e interage com as pessoas, respondendo perguntas e executando ações solicitadas por elas. Além disso, será possível tornar-se um piloto de drone por alguns minutos testando suas habilidades em uma pista repleta de obstáculos.

"O Rio Grande do Sul é um polo de grande importância para o segmento de transformados plástico e o 3º maior em número de empregos do setor. O PlastCoLab irá aproximar a sociedade dessa indústria, ao apresentar de um jeito interativo e moderno a alta tecnologia e a contemporaneidade dos produtos que utilizam o plástico como matéria-prima ", enfatiza José Ricardo Roriz Coelho, presidente da ABIPLAST.

 “Trazer a 2ª edição dessa iniciativa ao Rio Grande do Sul é possibilitar que o público dessa região, que inclusive contempla parcela relevante da indústria de transformação do plástico, e tem iniciativas relevantes de reciclagem, possa vivenciar como essa matéria-prima tem um papel fundamental nas grandes tendências de inovação e tecnologia.”, diz Edison Terra, vice-presidente executivo da Braskem.

Andares e atrações

O PlastCoLab será dividido em dois andares. No primeiro andar, denominado Expo, haverá uma série de exposições interativas, entre elas uma mão robótica feita em impressora 3D e que pode ser controlada de qualquer local do planeta; brinquedos makers; impressoras 3D; robôs; obras de arte do universo maker; além da possibilidade de pilotar e se divertir com drones em uma arenaexterna ao espaço. O espaço Expo funcionará de segunda a sexta, das 12h às 18h, e sábados, domingos e no feriado, das 13h às 21h.

Já no segundo andar acontecerão as oficinas, tais como: impressão 3D na prática; robótica para crianças; hortas automatizadas; construção de réplica do brinquedo Genius; oficina de bijuterias com peças acrílicas cortadas a laser; e construção de chaveiro mini game. As oficinas ocorrem sempre entre às 14h e 17 horas. Confira abaixo a programação diária.

Programação

1/6 (sexta-feira): oficina de robótica para crianças.
2/6 (sábado): workshop Genius.
3/6 (domingo): workshop de construção de mini games.
4/6 (segunda): oficina de construção de bijuterias em acrílico cortadas a Laser.
5/6 (terça-feira): workshop de impressão em 3D.
6/6 (quarta-feira): oficina para a construção de hortas automatizadas.
7/6 (quinta-feira): workshop Genius.
8/6 (sexta-feira): oficina de construção de bijuterias em acrílico cortadas a Laser.
9/6 (sábado): oficina de robótica para crianças.
10/6 (domingo): workshop de impressão em 3D.

Serviço

PlastCoLab
Data: 31 de maio a 10 de junho
Horário: segunda a sexta, das 12h às 18h, e sábados, domingos e no feriado, das 13h às 21h.
Local: estacionamento externo do Shopping Iguatemi, localizado na avenida João Wallig, 1800 - Passo d'Areia

Quanto: a entrada é gratuita e por ordem de chegada. Para participar dos workshops é necessário fazer uma pré-inscrição pelo sitewww.plastcolab.com.br.

Sobre o PICPlast

O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) é uma iniciativa criada em 2013 pela Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e ABIPLAST, Associação Brasileira da Indústria do Plástico, e prevê o desenvolvimento de programas estruturais que contribuam com a competitividade e o crescimento da transformação plástica. Baseado em três pilares: aumento da competitividade e inovação do setor de transformação, estímulo às exportações de transformados plásticos e promoção das vantagens do plástico, o PICPlast também conta com investimentos voltados ao reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial.

No pilar de vantagens do plástico, as frentes de trabalho são voltadas para reciclagem, estudos técnicos, educação e comunicação, com destaque para o Movimento Plástico Transforma. Para saber mais, acesse www.picplast.com.br e plasticotranforma.com.br

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Sobre a ABIPLAST

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico - ABIPLAST representa o setor de transformados plásticos e reciclagem desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A ABIPLAST representa atualmente 12.384 empresas que empregam um total de 320.247 mil pessoas.