sexta-feira, 11 de maio de 2018

Indústria 4.0 no foco do 11º ENAFER em Caxias do Sul


O 11º Encontro Nacional de Ferramentarias – ENAFER 2018, a realizar-se no período de 17 a 18 de maio de 2018, vai proporcionar o relacionamento mútuo de aproximadamente 350 profissionais do setor industrial e de serviços, onde será debatido o contexto atual do mercado e a inovação em direção à Indústria 4.0.

O evento, uma realização da Abinfer – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais e do Simplás – Sindicato das Indústrias de Plástico do Nordeste Gaúcho, tem como objetivo fomentar a discussão, entre os empresários e órgãos governamentais, sobre temas comuns ao setor ferramenteiro nacional. O encontro abordará as ações para a sustentabilidade do setor ferramenteiro nacional e mundial, validadas nos encontros anteriores.

Neste sentido em workshops e palestras, serão discutidos temas como:

  • Problemas/entraves para a evolução tecnológica e gerencial do setor e implicações diretas no desenvolvimento da cadeia produtiva;
  • Formatos de capacitação técnica e administrativa; situação atual do programa ROTA 2030;
  • Adoção do conceito Indústria 4.0 nas ferramentarias.

O evento tem como cenário o Auditório da Universidade de Caxias do Sul – Teatro UCS – Bloco M, à rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Abinfer destaca o futuro do setor

O Brasil está sendo inserido no circuito mundial dos fabricantes de ferramentais através das ações da Abinfer – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais. Algumas das ações contemplam a capacitação técnico/administrativa, o desenvolvimento de parcerias internacionais, o aprimoramento das tecnologias de fabricação empregadas, além do fortalecimento da visibilidade desta indústria no cenário nacional e internacional, destaca Christian Dihlmann, presidente Associação no site da entidade.

Desta forma, a Abinfer reúne anualmente as empresas da cadeia de fabricantes de ferramentais no Brasil e realiza o 11º Encontro Nacional de Ferramentarias – ENAFER 2018. O evento é itinerante e ocorre nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Este é o maior evento nacional na área de ferramentarias. Segundo o presidente, em sua mensagem, “tem como missão proporcionar um amplo fórum para apresentações e discussões críticas sobre a realidade atual e cenários futuros do setor, propondo e articulando ações em prol da perpetuação das ferramentarias e seus parceiros”.

Desta maneira, o ENAFER apresenta-se como um fórum apropriado no qual empresários e profissionais técnicos discutem temas em sintonia com as realidades brasileira e mundial. Este evento ocorre em um cenário apropriado, a UCS – Universidade de Caxias do Sul, com expectativa de um público de 350 participantes do Brasil e exterior. Ao fazer o convite a Uninfer destaca que a participação de profissionais e entidades contribuem para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva e projetar um Brasil rumo a maturidade empresarial no setor ferramenteiro nacional e mundial.